sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Elvas eleita Património da Humanidade 

elvasvista_balaoElvas foi eleita Património da Humanidade pela Unesco.

     Mereceu artigos em toda a imprensa nacional e internacional.

     Leia o artigo do vizinho diário Hoy de Badajoz que escreve: 
                             Elvas logra ser Patrimonio Mundial sin Badajoz

Elvas en wikipedia   

Elvas é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, com 15 941 habitantes (2011).

É sede de um município com 631,04 km² de área e 23 078 habitantes (Censos 2011), subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arronches, a nordeste por Campo Maior, a sudeste por Olivença e pelo município espanhol de Badajoz, a sul pelo Alandroal e por Vila Viçosa e a oeste por Borba e por Monforte.
Às portas de Espanha, distando apenas 8 km (em linha recta) da cidade de Badajoz, Elvas foi a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa, a cidade mais fortificada da Europa, tendo sido por isso cognominada "Rainha da Fronteira". Elvas e Badajoz preparam o futuro para criar uma única cidade com o nome de Eurocidade Elvas-Badajoz.
Elvas alberga o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo as muralhas de Elvas, as quais que em conjunto com Centro Histórico da cidade, são Património Mundial da Humanidade, titulo atribuído pela UNESCO a 30 de Junho de 2012

História

Os Godos e os Celtas terão sido os primeiros povoadores desta autêntica "cidade-fortaleza", que hoje se estende para além das suas muralhas em forma de estrela.
Os Romanos deram-lhe o nome "Helvas". Em 714, os Árabes conquistaram-na, deixando estes primeiros tantas marcas da sua presença que algumas ainda perduram até aos nossos dias.
No reinado de D. Afonso Henriques, mais precisamente em 1166, Elvas foi conquistada aos Mouros pela primeira vez. Posteriormente foi reconquistada e perdida de novo, sendo integrada definitivamente em território português por D. D.Sancho II, em 1229.
O primeiro foral foi-lhe outorgado no mesmo ano, por D. Sancho II; teve um novo foral em 1513, concedido por D. Manuel I de Portugal, que marcou a elevação de Elvas à categoria de cidade.
A 14 de janeiro de 1659, as suas linhas de muralhas e os fortes de Santa Luzia e da Graça tiveram um papel defensivo importante no desfecho da Guerra da Restauração, na Batalha das Linhas de Elvas.

Património Histórico

As Muralhas Seiscentistas de Elvas constituem a maior fortificação abaluartada do mundo, conforme ficou provado na candidatura agora distinguida. Além destas, foram distinguidos o Aqueduto da Amoreira, Fortes da Graça e de Santa Luzia, Fortins de São Domingos ou da Piedade, São Pedro e São Mamede e todo o Centro Histórico com as cercas medievais e os restantes edifícios militares da antiga praça-forte de Elvas. Todo este conjunto foi distinguido como Património Mundial.

Imagem: Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações A cidade de Elvas inclui o sítio Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg


3 comentários:

  1. Un blog muy útil para viajar a nuestro país vecido y a muchos otros sitios.

    ResponderEliminar
  2. Gracias, en estos tiempos es imprescindible conocer idiomas, yo después de no haber adelantado mucho con el Ingles y el francés, inicie este, con mas tranquilidad, y dedicación. Empece por que me daba vergüenza que la mayoría de portugueses me entendían y yo a ellos No.

    Obrigado, nesta altura é imprecidivel, conhecer línguas, eu depois de não avanzar miuto com o Inglês e o Francês, comecei Português com mais tranquilidade e dedicação. comecei, por que me dava, muita vergonha de que, os portuguesês todos comprediam-me, mas eo não percebia nada do que eles me diziam.

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!. - Obrigadíssimo -
Só têm duvidas, aquel que sabe alguma coisa!