quinta-feira, 12 de abril de 2012

Colocação dos Pronomes Átonos junto do Verbo

São pronomes átonos: me, te, se o(s), a(s), lhe(s), nos e vos.

Em Portugal, verificam-se três poddibilidades na colocação destes pronomes:
  • Após o verbo (ênclise): Vende-me o teu carro.
  • Antes do verbo (próclise): Alguém te chamou.
  • No meio do verbo (mesóclise), apenas com as formas do futuro de presente e futuro perfeito do modo indicativo: Ver-nos-emos no verão. Ouvir-se-iam uns aos outros?

Ènclise.-
1. É a regra geral, sobretudo na frases simples (ou na oração principal) afirmativa:
Falaste-lhe do filme?
Eu vou buscá-lo amanhã.

2. É obrigatório com o infinitivo regido da preposição a:
Começuo a contar-nos a sua história.
Não fiquei a ouvi-lo mais.

Observações:
1. Quando os pronomes são enclitícos, ligam-se ao verbo por hifen.
2.Nestas circustâncias, quer o verbo quer os pronomes o, a, os, as sofrem algumas alterações (ver en conjugação pronominal e em conjugação reflexiva.

Próclise.-
1. Nas frases (ou orações) negativas:
Não lhe mostrou o rosto.
Ninguém o viu por aquí ?.
Baixei a voz, para não me ouvirem.

2. Nas frases (ou orações) interrogarivas, iniciadas por pronomes ou advérbios interrogativos:
Quem nos chanou?
Como lhes dão as regras?
Por que as fizeram assim?

3. Se o verbo vem precedido de certos advérbios (ainda, já, bem, talvez, sempre, só, etc...):
Ainda lhes disse adeus.
Sempre as admirei muito.
Só se veem deste lado.

4. Nas frases (ou orações) que exprimem desejo:
Oxalá vos chamem!
Deus te perdoe, que eu não posso!

5. Nas orações subordas:
Não lhes falou, embora as conhecesse.
Se te convidarem, vai.

6. Quando o sujeito do verbo é um pronome indefinido (alguém, qualquer, tudo, todos, etc …) ou o numeral ambos:
Alguém me indicará o caminho.
Ambos lhe deram os parabéns.
7. Nas orações) Alternativas:
Ou a avisamos ou ella se esquece.
8. con o gerúndio atecedido da preposição em:
Em o lendo, empresto-to!


Mesóclise.-
Como acima se observou, a mesóclise só acontece quando o verbo está no futuro do presente ou de pretérito (modo indicativo), O pronome é colocado no interior da forma verbal, entre o infinitivo e as formas contraídas do verbo haver, que lhes deram origem.
É de uso, regra geral, na frase simples (ou oração principal) afirmativa:
Avisar-nos-emos, chegado o momento.

Observação: Também se usa a próclise, sobretudo se o verbo é precedido, enfaticamente, por um pronome pessoal sujeito:
Nós vos avisaremos, chegado o momento.

No Brasil, sobretudo na linguagem coloquial, é mais comun a próclise:
  1. Mesmo a iniciar frases, especialmente com o pronome me:
    Me dê a sacola; eu ajudo você.
  2. Nas frases simples, e nas orações principais e coordenadas:
    Eu o espero aquí, sim. Senhor.
  3. Junto ao verbo principal, nas locuções verbais:
    Por que você veio me buscar?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!. - Obrigadíssimo -
Só têm duvidas, aquel que sabe alguma coisa!